Thursday, November 16, 2006

Novos "Lutero".

Deus procura outros "Lutero."

Perto de completarmos cinco séculos da Reforma Protestante, sinto, na limitação da minha visão humana, que Deus procura novos “Lutero” para se posicionarem sobre a condição atual vivida pela Igreja que se chama, de Cristo.

É tempo de refletirmos se o que foi reformado não acabou se transformando numa terceira igreja, diferente da Igreja inicial, a Primitiva.

É sempre perigoso, quando a ideologia é maior que as atitudes, cair nos mesmos pecados contra os quais nos levantamos a combater.

É triste ao compararmos lado a lado, a Igreja Reformada e a Igreja Primitiva, comprovarmos que os mesmos erros combatidos pelo nosso irmão Lutero, hoje, voltam a fazer parte da vida da Igreja, com novas máscaras, novas maquiagens...

Em lugar das vergonhosas indulgências negociadas no passado, hoje, temos a disposição, “vitrines”e “prateleiras espirituais”, com novidades da última moda na questão da fé! Há “cultos”( não confundir com serviço de adoração a Deus) para todos os gostos; loteamento celeste, onde o “...venha a nós o Teu Reino...” é aceito somente se for “feita a minha vontade”!

Fala-se de uma explosão dos evangélicos quando na verdade há uma implosão do Evangelho, da cruz, da Verdade, do Caráter Cristão, tendo como destino final, numa analogia a Lei da Inércia, caso nada obstrua o caminho, uma nova “fôrma” da reforma!

Infelizmente, os que estão chegando agora, acabam conhecendo muitas vezes, um Evangelho, caricato, transformado, enfraquecido pelos “novos reformadores”.

Mensagens que massageiam o ego, amenizam a consciência, exaltam o adorador ao invés de prestar culto ao que merece toda honra, glória e louvor são oferecidas, não gratuitamente, a todos os freqüentadores dos shoppings espirituais.

Para essa nova espécie de crente surgida entre os crentes, a Graça de Cristo não é o suficiente; para eles há uma premente necessidade de novidades e atividades, um Evangelho mais moderno, que se adapte aos novos tempos, menos primitivo;não foi suficiente Jesus ter se levantado do trono para salvar...Jesus, deve também servir a todos os direitos por Ele oferecido, afinal, “nasci para vencer”, “nasci para reinar”...

Por isso, repito que nestes tempos de aniversario da Reforma, Deus, pela Sua Bondade, Graça e Misericórdia, levantará novos Lutero, não para outra reforma e sim para uma volta a forma inicial da Igreja Apostólica.

Atrás de púlpitos, nos bancos de Igrejas, nas matas, campos missionários, nas prisões, Deus procura, não porque não saiba, mas porque convida, para que em mim ou em você, os Lutero se posicionem, tomem atitudes a despeito da história dos quase cinco séculos de distanciamento do romanismo e dos dois milênios do verdadeiro Cristianismo.

Não há a mínima chance de recebermos mais de Deus sem darmos o máximo de nós mesmos! Se somos discípulos de Jesus, sigamos Seu exemplo de que tendo tudo, esvaziou-se de Si mesmo, oferecendo tudo a quem nada podia retribuir.

Será em mim, será em você que o Mestre encontrará um novo Lutero?

“...pois Teu é o Reino e Tua é a glória, para todo o sempre, amém”.

Pela graça e inspiração do Espírito Santo, Pr. Dirceu Pereira.
(colaboração de Paulo Bonafé).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home