Wednesday, June 28, 2006

Meu pessimismo.

Meu pessimismo.
(Ricardo Gondim)

Minha tristeza não me abate, não esgarça as velas de meu barco e nem afoga minhas alvoradas. Meus silêncios não atrofiam minha alma; ser introspectivo não me isola de meus amigos. Não me considero doente porque explode um pranto repentino em meu peito, e molho o travesseiro de lágrimas gratuitas.

Carrego uma quietude bem resolvida. Vez por outra, prefiro manter-me taciturno, sombrio. Nesses momentos, escolho as sombras aos holofotes, o ostracismo à festa, o luto à dança.

Aquiesço, ando desapontado com a História. Porém, quero mudá-la, não estou conformado. Chego a celebrar meus desencantos. Eles me lembram que não me envenenei de cinismos; desejo calçar meus pés desse realismo cru para espalhar paz e justiça. Cada um deve decidir se acredita em pessimismos esperançosos, eu acredito.

Assim, meio bisonho, desdenho os arquitetos de castelos aéreos. Acredito na liberdade, inclusive anárquica. Para mim, a vida não pode ser contida em redomas utópicas. Repito em meus solilóquios, que condições ideais de temperatura e pressão só acontecem em laboratórios químicos. O Paraíso existe no porvir.

Boicoto recintos religiosos estupidificados por jargões triunfalistas. Sou avesso às tentativas de massificar as pessoas com sonhos dourados. A homogeneização do senso crítico me aborrece. Fico cismado com gente que defende certezas absolutas, esbravejando brutalidades.

Tenho medo de pragmatismos religiosos. Desprezo listas de dez passos para o triunfo e não creio que se deve tentar reduzir qualquer mensagem a cinco leis. Reprovo quem busca enquadrar os comportamentos humanos dentro de padrões previsíveis. Nego a hipótese de se controlar o futuro ou que as pessoas consigam micro gerenciar a vida num mundo sujeito a contingências e na companhia de semelhantes dotados de livre arbítrio. Tudo pode acontecer; quem vive corre riscos.

Envelheço e lentamente vou me distanciando de meus verdes anos ufanistas. Vi demais para sorrir com freqüência. Andei por charcos onde a vida valia muito pouco e hoje caminho com gravidade.

Agora, aprendo o valor das lágrimas porque são elas que me mostram o arco-íris.

Soli Deo Gloria.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home